quarta-feira, 5 de março de 2008

Hinamatsuri


Embora não seja feriado, o Hinamatsuri (festival de bonecas, ou dia das meninas) é um dia importante para as famílias japonesas.
Aqui no japão tem dia das meninas e dia dos meninos. Sobre o dia dos meninos vou escrever quando chegar a época. Sobre o dia das meninas escrevo agora, com atraso.

No dia 3 de março, as meninas ganham bonecas, mas não são quaisquer bonecas, são miniaturas que simbolizam a corte japonesa!

Não existe dia das meninas sem um hinadan( plataforma em degraus que aparece no vídeo acima), onde ficam expostas as miniaturas que representam o imperador e a imperatriz, no alto e as demais figuras da corte, descendo, em ordem de importância. As bonecas são feitas de porcelana e usam roupas tradicionais. Cada pequena peça custa uma fortuna!

As meninas recebem as miniaturas como presente dos pais e demais familiares. Peça por peça, desde bebê, as pequeninas vão ganhando os objetos para completar o conjunto todo da corte.

Há também as meninas que recebem o jogo completo do hinadan como herança de família.

Além da plataforma especial, o ambiente é decorado com flores (artificiais ou não) que representam felicidade no casamento (tem que casar, hein, mocinha!), saúde, beleza e tudo que uma japonesinha PRECISA (pelo menos por enquanto) :)

A festa familiar acontece entre doces típicos, shiro sake : uma bebida doce preparada com arroz fermentado (nunca experimentei) e brinaceiras comportadas (de mocinhas), como por exemplo: otedama* (foto ao lado)

No passado acreditava-se ( talvez ainda hoje, em algumas famílias) que o Hinamatsuri afastava os mau sespíritos que cercavam as meninas.

Depois da cerimônia, o hinadan é desmontado e guardado para o ano seguinte. :)


PS: Quer saber mais detalhes? Então dá um clique aqui!

PS1:Acho curioso como a tradição se mantem ao lado do novo, aqui no Japão. Ao mesmo tempo em que há cerimônias típicas como esta, onde podemos perceber que as meninas são (pré) destinadas ao matrimônio e a maternidade, por outro lado vemos, pelas ruas, adolescentes radicalizando com mini-saias, maquiagens ousadas, cabelos coloridos e gargalhadas atípicas. Por um lado, permance a idealização familiar da japonesa comum: esposa e mãe. Por outro lado, vemos adolescentes quebrando paradigmas, com ousadia. Será que estamos presenciando os últimos dias do Hinamatsuri?

2 comentários:

Deborah Vogelsanger Guimarães disse...

Não minha linda! Elas se casarão um dia como manda a tradição, vestirão seus quimonos e servirão (bem, não é isso, mas o que pensei não cairia bem!) seus maridos. Tudo como manda a tradição, pode crer.

Marilia Melo disse...

eu ja acho q eh o fim dos tempos do hinamatsuri sim =) Afinal, ter ideia de que mulher eh apenas para ser mae e esposa, ja eh uma ideia ultrapassada faz tempo.

Mas alem disso, nao acho certo nao ter um dia "das criancas". Ate pra feriado de criancas existe separacao entre homem e mulher aki no japao, brincadeira hein...