domingo, 25 de janeiro de 2009

Surpresas, crise e recomeço

Que a crise econômica mundial afetou a vida de muitos dekassegis, todos já sabem.
O que alguns não sabem é que Victor e eu já estávamos no Brasil antes da "bomba" ser anunciada pela mídia. E que, na verdade, esta nossa estada prolongada por aqui foi uma coincidência...
Viemos para visitar a vovó (em Sorocaba) em Julho. Deveríamos ter regressado ao Japão em Setembro, mas fomos impedidos pela polícia federal. Por ignorância nossa, viajei com o Victor do oriente para o ocidente sem a autorização (resgistrada) paterna. E tudo correu bem- na vinda. Muitos policiais, algumas entrevistas, muitas revistas- nos EUA (claro!), mas nenhum pedido de autorização. Cheguei ao Brasil com o Vic e os policiais sorriram pra gente.
Na tenativa de voltar, porém, tivemos a grande surpresa! No aeroporto, durante o checking , um funcionário, da mesma companhia aérea que nos trouxe, pediu-me a autorização judicial para que eu saísse do país com meu filho. Minha ignorãncia e despreparo eram tais que achei que fosse uma brincadeira. Só percebi a seriedade ao ver o semblante do funcionário...
Resumo dessa nossa ópera: não ingressamos. A agência de viagens vendeu-nos passagens com preços promocinais e com restrições, como por ex, estávamos impossibilitados de trocar data de vôo sob quaisquer circunstãncias...
Primeiro ficamos muito frustrados. Depois de dias, começamos a pensar se valeria mesmo a pena investirmos uma quantia elevada para regressarmos ao Japão, ou se o Alex é que deveria voltar pra cá...Estávamos colocando na ponta do lápis (e nos corações)uma série de fatores.
Enquanto pensávamos em nossas vidas, começaram as demissões em massa onde Alex trabalhava, como em todo o Japão.
Finalmente chegou o dia em que Alex foi demitido também, porém imediatamente relocado em outra fábrica, o que rendeu-lhe dois meses de salário e esperança. Depois disso foi demitido outra vez, em meio a outra leva de funcionários.
Agora, Alex aguarda receber o seu seguro desemprego antes de voltar, como tantos outros dekasséguis.
As agências públicas de emprego no Japão,chamadas "Hello Work",estão abarrotadas de desempregados. Dura verdade: nihonjin e gaijin estão sendo engolidos pelo furacão do desemprego.
Resumo dessa (outra) nossa ópera: Alex já está de malas prontas e vamos ter que (mais uma vez) recomeçar.
Na próxima semana, se não houver mais imprevistos (afinal, nossa vida é uma aventura..) devemos estar em Campinas, em um novo endereço. As aulas do Vic começam em 02 de fev e encontramos uma escola muito bacana para ele! :)
Breve mais notícias. (Espero que boas!)


PS:

http://picasaweb.google.com/alexsandro.sunaga/Stuffs#

F YOU BUY THE CAR, YOU CAN GET EVERYTHING I AM SELLING FOR
FREE!!!!

AND THERE IS MUCH MORE STUFFS HERE IN MY HOME!!!
YOU CAN GET THEM ALL!!!

5 comentários:

Gustavo Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Coelho disse...

Bah!

Crises como esta (financeira) são realmente impressionantes. Acho surpreendente o grau da irracionalidade que sustenta o sistema econômico mundial (em pleno século XXI)... e pensar que tudo isso começou com uma crise de confiança dentro do mercado financeiro... milhares e milhares de anos de vida em sociedade, e Eles parecem não aprender nada... esperar pelo mercado, pfff

No mais, espero que boas notícias cheguem logo!
=]
Beijão!

Unknown disse...

A coisa tá feia mesmo por aqui. Boa sorte nesse recomeço!
Vi que seu marido está tentando vender algumas coisas. Você tem orkut? Tem uma comunidade de compra/venda onde vi várias pessoas vendendo coisas da casa pra poderem voltar ao Brasil também. Não custa colocar um tópico lá, né.

Fran disse...

Oi, Herika!
Prazer em conhecê-la!
Obrigada pela dica da comunidade,não sabia disso, vou dar esse toque para o Alex!
Arigatou!!! :)
Para me encontrar no orkut, meu link é:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=7733909969512232467
Beijo!

Marilia Melo disse...

Oi Fran!

ja comentei com o Alex, mas eu tenho certeza que tudo isso que aconteceu tem a mao de um cara realmente Grande Poderoso!

Imaginar que um tropeco por causa de uma autorizacao judicial fosse dar uma "adiantada" da situacao, parece ate brincadeira neh.

Tenho certeza que tudo aconteceu talvez nao da melhor forma possivel, mas como deveria ser!

E agora voces estao prontos para um novo e por que nao MELHOR recomeco =)

vou sentir saudade de vcs, mas pode ter certeza que VOU VISITAR!!! hehehehe

Beijos e boa sorte =)