quinta-feira, 17 de maio de 2012

Eu mereço...

Uma colega enfermeira (imagino que desavisada sobre minha (de)formação, desabafou assim:

-“ Meu filho é um descabeçado! Agora decidiu estudar Filosofia!”

Imediatamente inferi que a origem da preocupação dela concentrava-se nos fatores: mercado de trabalho e saúde emocional (por se tratar de um curso denso em seu conteúdo).

Mas na sequência do desabafo veio a resposta (ou o tapa):

-“Ai, que ódio! Eu tive dois semestres de Filosofia no meu curso. A professora falava um monte de merda, como se aquilo tivesse alguma importância...Ridículo! Você não acha? Filosofia não serve pra nada!”

Sorri e disse:

-“Imagino como deve ser difícil lidar com algumas escolhas dos filhos...”

Esta minha modesta participação no “diálogo” foi suficiente pra ela estender-se em sua tese sobre a inutilidade da filosofia e dos filósofos. Até que concluiu:

-“Pra mim, filosofia é coisa de vagabundo... Gente que não tem coragem de trabalhar de verdade é que vai filosofar!”

Olhei para o celular, girando o tronco para mostrar que estava de saída e me despedi. Afinal, para eu me tornar uma “vagabunda” cada vez melhor, preciso ler mais um “monte de merda”. Chega de perder tempo!

4 comentários:

Valéria Trigueiro Adinolfi disse...

e eu que tive que estudar noite e dia, aprender novos idiomas, ler sem parar... quantas noites sem dormir! Só pra aprender que esse ser humano chama de merda...

Fran disse...

Pois é, Valèry...Já pensou no pequeno Theo naquela clássica rodinha de amigos falando sobre as mães? Os amiguinhos dele dirão:
-"Minha mãe é enfermeira"
-"Minha mãe é designer"
-"Minha mãe é bióloga"
E o Theo:
-"A minha é Vagabunda.Com doutorado e tudo!"
KKKKKKK

Drea disse...

KKK, Fran, a colega ou ex provavelmente deixou a MÃE com TPM falar (não justifica, mas explica)!
Qual acadêmico de enfermagem não apreciou 'confrontar' Rosseau com Hobbes entre uma aula e outra... Caracterizar tipos de feridas, destrinchar Tecidos, Ciclo de Krebs e finalmente entender o que Taylor, Mayo, Macgregor e afins descobriram para que as empresas lucrassem mais?
Tudo piora quando descobrem que estão pendurados na pontinha da engrenagem e que operacionalmente a filosofia fica 'no sense'.
Ah! No sistema de saúde o que impera soberanamente é a matemática: Quantidade grita mai$ alto que qualidade, redução de cu$to, conflitos de classe gritam menos que subordinação à polítigem da hora...
Pronto, filosofei! E vc é mesmo zicada e muito superior no trato: Ou é um crentetaxidriver te cutucando ou uma pseudoanalista de mercado com boca de privada.

Drea disse...

Ops, politicagem na 15ª linha!