domingo, 13 de abril de 2008

Ventos do Oriente


Acho que a tv de um país revela bastante, e modela também, a cultura de seus nativos.
No Brasil, pelo menos, isso é facilmente notável e verdadeiro.
O assunto que vou tratar aqui é frequentemente visto na tv japonesa, em desenhos animados, programas de auditório e outros. Pela frequência e diferença, chamou minha atenção e quero compartilhar mais essa estranha experiência com meus amigos brasileiros.
O fato é que não sei como abordar sobre o flato. Sou brasileira e tenho meus pudores de ocidental. E pelas nossas bAndas, pum é assunto de foro privadO.
Enquanto no Brasil os programas de auditório, as novelas, enfim, o circo é montado em torno da sexualidade e da criminalidade, os japoneses deleitam-se com estrépidos puns. Outra coisa que diverte bastante os nipônicos são competições de erucção e de comilança. Confesso: acho o humor dos japoneses pra lá de esquisito...
No Brasil aprendemos desde criancinhas a controlar nossas ventosidades diante de outras pessoas. Se uma criança deixa escapar um pum entre os coleguinhas vira motivo de piada e sua vida escolar pode passar a ser um pesadelo por conta do incidente. Tive um colega que passou por isso, foi apelidado de Bufa. Depois de um episódio desastroso, nunca mais o loirinho foi chamado pelo nome...Nunca mais! Isso pode ser trágico para um adolescente... "Bufa" talvez tivesse sido promovido a herói da escola aqui no Nihon, representante de classe, o garoto do ano...Sei-lá...Talvez naquele fatídico dia, meu colega estivesse fazendo a coisa certa no país errado...
Aqui, não. Pum e arroto são aceitos entre colegas, não apenas, aliás! Já levei alguns traques em filas de supermercado, por exemplo. O pior é que as pessoas nem disfarçam, mudando de fila,ou algo assim. Agem com a mesma naturalidade como agimos quando bocejamos. (E eu imaginava as japonesas tão meiguinhas...Olha só, quanto preconceito!)
Quando fui compartilhar esta minha estranha experiência com outros brasileiros que vivem aqui, descobri, como o marido traído da história clássica, que isso por aqui é muito comum (refiro-me ao pum, não ao marido traído, que também pode ser muito comum,mas disso eu não sei). Todo mundo tinha alguma experiência com um f(L)ato cultural japonês pra contar...De onde concluí que as agências de viagens deveriam ser mais honestas com os estrangeiros, precavendo cada aventureiro sobre um dos outros choques culturais importantes. Mas não, eles insistem em ressaltar aquelas informações básicas que todo o mundo já sabe: "Come-se com hashi, o motorista senta-se ao lado direito, cumprimenta-se inclinando o corpo para frente e não apertando as mãos e blá blá blá..."
Quem não conhece aquele discursso sobre o quanto a cultura japonesa preza pelo sossego do próximo, não gosta de causar incômodo aos semelhantes, é muito disciplinadora, etc? Lamento que a forma como "enfrentam" os gases humanos por aqui fique fora desse discurso do "modelinho básico- padrão". Afinal, é uma questão cotidiana importante que implica na qualidade de vida de todos, não?
Estranho pra gente.Para eles, normal, no máximo engraçado...E se você for muito bom nisso, de repente, pode ficar famoso num programa de TV e ganhar uma grana! Convenhamos, mais fácil que entrar para um Big Brother, hein?

Um comentário:

Unknown disse...

Hahahaha meudeuso!
Eles ainda conseguem nos surpreender! Quem diria!
Tão educadinhos!
Hehehehe