quarta-feira, 4 de junho de 2008

Aos meus amigos

Canção do exílo, conhecidíssimo poema de Gonçaves Dias, reflete bem sentimentos meus recorrentes aqui no Nihon. (Aliás devem ser sentimentos comuns entre emigrantes no mundo todo!)

Solidão e saudade deixa a gente triste e abatido mesmo, parece que não tem jeito. Mas a ausência física, ainda mais nos dias atuais, não nos impede de comunicação e amizade, não é mesmo?

Meu coração se enche de alegria e gratidão pelos amigos queridos que, quando podem, "aparecem" para dizer um olá, seja por e-mail, orkut, aqui mesmo no blog, pelo correio tradicional, ou através de um telefonema. Esses sinais de vida fazem diferença.

Cada vez que um amigo nos envia uma notícia boa ou alguma outra mensagem (própria), é um pedacinho bom do Brasil que recebemos! :)

Esperança e amizade é o que nos mantém firmes em nosso exílio. Estou aprendendo (ainda!) que mesmo quando as escolhas que fazemos ou o imprevisível separa nossos caminhos daqueles que gostamos tanto, a amizade pode mesmo permanecer.

Em qualquer lugar podemos sentir o carinho e a presença dos amigos. Estão sempre em nossos corações e pensamentos porque nutrem (também) esse bom vínculo afetivo.

Alegra-me cada amigo que tenho. Não vou citar nomes, quem é amigo sabe...
A todos vocês que não saem do meu coração e que me ajudam a acreditar que longe é lugar que pode não existir, minha gratidão.

2 comentários:

Jeff disse...

"amor eh quando a gente mora um no outro" :)

P.S.: saudade eh bom ateh um limite... nao vale ficar curtindo ela, hein!

Henderson disse...

eu ia escrever algo elaborado aqui... algo coerente com seu post... algo que fizesse sentido...
mas esta saudade não faz sentido... com esta musica ainda... vai fazer me fazer chorar assim la no japão
Porrrraaaaaaaaaaaa
que bosta de Brasil que não valoriza seus professores !!!!! e faz a gente ficar longe dos amigos...