segunda-feira, 23 de junho de 2008

Eles me dominam

Quando a gente menos espera, coisas engraçadas saem da cabecinha do Victor! Tem coisas que até viram piada familiar. Daquelas inesquecíveis mesmo...

Ele sempre ouve falar em "papai do céu". Eu mesma, para ser coerente com a prática do Alex, faço com o Vic um agradecimento noturno ao "papai do céu", pela vida e pelo dia que termina. É mais uma forma de incentivar a gratidão ao mesmo tempo em que mantemos uma rotina de preparo para ele dormir.

Outra noite ele me fez a famigerada pergunta:

- "Quem é o papai do céu?"

(Sempre achei que a escuridão nos inspira ao ato reflexivo...)

Expliquei que é um personagem que cada pessoa imagina de um jeito diferente. Que talvez ele nem exista, mas que muita gente acredita que sim... Em outra ocasião, o Alex deu uma explicação protestante para a criança. Vic, então, me perguntou qual das respostas é a verdadeira.

Contei que ninguém tem certeza sobre esse assunto misterioso...
Mas como o Alex é um pai cristão sério, o garoto tende à crença cristã. O meu pai, aliás, ficaria muito satisfeito com eles. (Complexo de Electra, eu?!)

Um dia o Vic revelou para mim a sua própria teoria sobre quem é o "papai do céu": UM GRANDE MÁGICO...

No início de 2007, minha cabeleira já estava precisando de um corte. Fui, então, para um salão de cabeleireiro japonês. Resoluta e muda apontei para uma foto que vi numa revista.
A japonesa tentou me dizer algo. Entendi que foi alguma pergunta e seja lá qual tenha sido, resolvi rasgar o meu nihon-go:
-Kore, onegai shimasu.*
(Não aconselho a nenhum outro estrangeiro na mesma condição- de ignorante completo do idioma- a cometer esta loucura!)

O Vic ficou em estado de choque quando me viu, e disse:

-Mamãe, COMO VOCÊ FICOU FEIA!!! :(

Entendi perfeitamente a reação do menino. Não foi diferente da minha, na verdade. Aproveitei a situação, para provocá-lo um pouquinho...Queria ver sua reação diante da minha crise:

- E agora? O que eu faço? Estou muito triste...Eu queria ficar bonita e fiquei mais feia! Quem vai gostar de mim? (Coloquei as mãos no rosto e fingi que estava chorando...)
-Eu gosto mamãe! Calma que a gente vai dar um jeito...Hm...Hm...
-E será que o seu papai ainda vai gostar de mim? (Buááá)
-Hm...Acho que vai sim! Ele é legal...
-E se ele não gostar mais?! (Buááá)
-Calma mamãe, ele vai gostar, sim...Tá tudo bem! Eu vou pensar num jeito...
-Ai, ai...Que tristeza... Eu não queria ficar feia... (buááá)
-JÁ SEI, MAMÃE!!!! Eu tenho uma IDÉIA! Vou pedir pro papai do céu fazer uma MÁGICA no seu cabelo! :)

(Tóim!)

Não contive uma boa gargalhada. Depois enchi o guri de beijinhos e apertões. Por último expliquei a ele que cabelos crescem :) (E, claro, eu mesma tinha que me conformar com isso...)

Hoje nós dois estávamos vendo fotos e encontramos esta aí, em que o meu cabelo está como naqueles dias em que foi cortado. Eu falei pra ele:

-Olha, filho! Lembra quando a mamãe cortou o "belão" desse jeito e ficou muito feio?
-É, né, mamãe? Já cresceu...Não tava tããão feio assim...Você pode até cortar de novo se quiser...
(rsrsrs)
*Este aqui, por favor.

5 comentários:

Henderson disse...

Adorei :)

e viva ao mágico rs


bjos pros 3 rs

Jeff disse...

linda historia! :) eu nao sei se teria a mesma imparcialidade ao explicar questoes desse naipe (deus, etc) pro meu filho... bonito isso... beijos, jeff (eh como se o tratasse com muitissimo respeito!)

Unknown disse...

Continuo dizendo Fran!!!

Esse tal livro q já mencionei a vc e o Alex tb já cogitou isso, fará mto sucesso!!!! :)

Tá bom demais esse texto sobre como explicar a existência de Deus e a forma como ele foi mencionado pelo grande garoto Vic!!!

Bacana demais adorei!!!! :)

PERPLEXIDADE disse...

shaushuahsuahsua

amei...demais esse garotinho... boa explicação a dele né... com essa tirada de "grande mágico"... perfeito como só as crianças sabem ser!

bjs pra vcs dois.
:)

Gustavo Coelho disse...

Sensacional!