segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Dia De Virar Gente Grande

A segunda segunda feira do ano é feriado aqui no Japão. Motivo: Dia da Maioridade, ou, em japonês (romanizado, claro!), Seijin no Hi.

Segundo a tradição, a moçada com 20 anos de idade completos, ou prestes a completá-los, celebra este dia com muita pompa. Aliás, tanta pompa que até parece casamento! O rito de passsagem é feito perante as autoridades locais. A coisa é "Chique nurtimo", como dizem aí no Burajiro...

Antes de chegar no Japão eu imaginava que encontraria gente andando de kimono com mais frequência. Isto não é assim. Hoje o kimono é utilizado em comemorações mais especiais, como neste dia da maioridade, casamentos e outras festas.

Para a celebração do Seijin no Hi, os jovens adultos vestem trajes formais. Rapazes usam terno e gravata e moças usam o furisode, um kimono especial e caríssimo! É comum as jovens usarem o furisode que herdaram de suas mães ou avós. Este Kimono é tão complicado quanto especial. A mulheres contratam profissionais para vestí-las de forma adequada, tamanha dificuldade de colocar aquele tanto de pano! Além disto maquiagem e penteados especias para o grande dia fazem parte da labuta feminina para o evento inesquecível.

Durante o dia, esses jovens, participam de uma cerimônia junto às autoridades da cidade, pais e familiares, quando são homenageados e lembrados (ou alertados?) sobre seus deveres e direitos. Muitos agendam uma sessão de fotos em estúdio (isto é muito comum aqui!) e algumas famílias promovem festas particulares. Outros simplesmente juntam-se aos amigos para bebemorar e fumar bas-tan-te!!! :/

Enfim, a idade de 20 anos para um japonês é notorimente especial. E não precisa ser linguísta, nem dominar o idioma para achar curioso (interessante) o fato de que a palavra usada para expressar 20 anos de idade é hatachi, enquanto que para as outras idades, diz-se o número correspondente a idade acrescentado de -sai. Por exemplo: Ichi-sai, Ni-sai, San -sai e assim por diante.

É isto. Aqui hoje foi feriado nacional. O Japão comemorou a maioridade de seus mais jovens adultos. A atual turma dos 20 foi finalmemnte (!) reconhecida pela sociedade como "gente grande". Turminha que acabou de adquirir o seu direito de voto, de casamento sem consentimento dos pais, de consumir bebida alcoólica em público e fumar (mais) à vontade. Parabéns aos jonvens que passaram para a vida adúltera. :-o Ops!

Obs: Foi feriado Nacional, mas o calendário da fábrica onde o Alex trabalha não concorda. E ele nem ficou triste. Foi trabalhar sem crise; não bebe, não fuma e já completou 20 aninhos faz tempo mesmo...

ps1: Peguei a foto da internet. Não sei quem é o dono, mas gostei muito. Coube perfeitamente no contexto.
ps2: O ps1 responde, de antemão, aos amigos esperaçosos de que eu apresente uma bela japonesinha a eles. Não, ela não é minha amiga, sinto muito rapazes.
ps3: Hj é dia 14 de janeiro (segunda segunda-feira do mês de janeiro) e não 13, como consta aqui em cima, no blog...Alguém sabe se tem jeito de arrumar isto?

Um comentário:

Vitor Tamar disse...

Seu blog é fantástico!! Estou aprendendo várias coisas da cultura japonesa que nem sonhava em conhecer. Continua escrevendo que eu estou adorando...