quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sabores Exóticos

Quem pensa que feijão dá uma boa sopinha, nasceu pra acompanhar o arroz, vai bem de tropeiro ou dá um belo tutu, apenas, está muito enganado.

Confesso: ano retrasado quando me disseram que aqui no arquipélago existe sorvete de feijão achei bizarro. Mas, quase dois anos depois, Alex me pegou desprevenida... Para quem não sabe, ele é o rei dos exóticos ( casou-se comigo- uma excessão, óbvio!).

Voltando ao rei dos exóticos, ele apareceu com um sorvete cor de creme, cheio de casquinhas marrons e oferecendo:

-"Experimenta..."

E assim descobri que um sorvete esdrúxulo pode ser uma saborosa descoberta! Ou, ainda, o que a linguagem não nomeia, a língua saboreia. (Não necessariamente, lóóógico!) Enfim, bobagens à parte, é fato que, se o Alex tivesse dito que aquilo era um sorvete de feijão, eu teria recusado a sobremesa categoricamente. Mas, como ele foi sagaz...TCHARAM!! Gostei. :) Pra falar a verdade, não é o melhor sorvete do mundo. Mas é bom, sim. (Só não criem grandes expectativas. Afinal, feijão não é chocolate, né?)

Outro sabor bem diferente por aqui , é o sorvete de chá verde. E deste eu não gostei mesmo! Mas, verdade seja dita: eu nem gosto muito de chá... Verde, então?! Urgh! Só sob tortura! Muito amargo! E o problema, pra mim, é que a guloseima gelada, tem um gostinho amargo que não nos deixa esquecer que é de chá verde... Se fosse só pelo aroma, tudo bem...Mas amarguinho num sorvete é mesmo de amargar, hein! :( (Depois desta estou atenta pra ver se não me deparo com sorvete de peixe também. HUAHAUHAUHAUHAH)

Eu gostaria de explicar melhor como são esses sabores, mas fico em débito. (Acabo de experimentar o quanto é difícil descrever um sabor...) Mas não fiquem tristes aí por isto! Soube que vocês podem experimentar sorvete de feijão e de chá verde na Liberdade, em São Paulo, segundo informações de colegas fãs do bairro e da cultura nipo.

Ainda quanto a apreciação do "sabor verde", tem tantas variedades de doces, biscoitos, bolos e chocolates sabor matchá, além do já dito sorvete, que encontramos lojas especializadas em guloseimas de chá verde. Incrível!

Isto tudo é exótico pra gente como eu, mesmo sabendo que docinhos de feijão e de arroz são comuns no nipo- world...Uma coisa é o sujeito saber que existe. Outra coisa é o sujeito ter experimentado uma vez ou duas numa festa das nações em, seu país. E outra coisa, ainda, é o sujeito conviver com isto tudo diarimente e ver lojas especializadas nesses sabores, ou ver gente se espantando com o seu espanto sobre isso tudo, entendem? (Acho esta experiência interessante: a de se espantar com o espanto dos outros...)Mas o exótico depende do referencial, não é mesmo?

Os japoneses acham exótica, por exemplo, uma bela feijoada (aliás devem achá-la muito feia!) e não necessariamente apreciem este prato popular brasileiro, Farofa? Coisa de outro mundo! Sopinha de fubá da minha vovó? Que fubá? Aqui só encontramos fubá em lojas de produtos brasileiros...Enfim, tudo isso só pra enfatizar que exótico é O OUTRO...

Agora, cá pra nós, o sorvete de algodão doce que eu experimentei aqui é divino! Gente, aquilo dissolve na boca!!! Hmm.... Tem sabor de algodão doce, com a vantagem de não arder a garganta ao final, de tão doce que é - o que sempre acontece quando comemos o algodão doce. Em outras palavras, o sorvete não é enjoativo, nem super adocicado. Não! Este sorvete é suave e bom!Muuuuuuuuuito bom! Imperdível pra quem gosta de doce! E dele, se não tem aí no Burajiro, eu vou sentir saudades, ah vou... Vou sim!

7 comentários:

Unknown disse...

Mto bom!!!!
Gostei do texto...

Qdo tu comentou do Alex q ele eh uma pessoa q gosta de coisas exoticas, lembrei dele no kaisha!!!!

Ele eh o cara q experimenta as coisas q nos nao conhecemos e ele da o veredito final, dizendo se aprova ou nao e diz como eh o sabor, a textura... enfim. Aprova ou Reprova o prato!!! Rsss... Tenho um amigo q eh bem parecido nesse caso com o Alex, mas eu nao arrisco nesses pratos estranho, nem se me pagassem!!!!

Qto aos dois tipos de sorvetes o de cha e feijao, na minha opniao nao gostei de nenhum!!! Sao sabores particularmente sem graca!!! Ja o de algodao doce ainda nao experimentei!!!!

Quem sabe no proximo verao eu venha experimentar!!!!

Marcos

Marilia Melo disse...

Anota ae na sua lista:

SORVETE DE WASABI!!!!!

heheeheh nunca comi nao, mas sei que existe =P

Unknown disse...

Ai ai ai...
Sorvete de wasabi...
Nossa... esse eu nao arrisco nao hein!!!! rsss

Deborah Vogelsanger Guimarães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fran disse...

De wasabi eu ainda não encontrei pela frente e tbm não arriscaria...Não consigo nem imaginar o gosto de um sorvete de wasabi :(
MAS...Experimentei no último sábado um de morango com queijo...MUUUUUUUUITO BOMMMMM!!!Recomendo. Sugoi mesmo! :)

Jeff disse...

Caraca! Eu quero sorvete de algodao doce!!! Traz um pra mim! Um não, Dez!

Anônimo disse...

Oi!
Fazia um tempão que eu não vinha aqui!
Beeem... Eu realmente gosto de chá verde. Ninguém me entende, rs.
Adoro sorvete, bolo... Até chocolate com chá verde ^^.
Beijos!