sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Setsubun

Embora signifique mudança de estação, Setsubun tornou-se o nome que indica a véspera da primavera- segundo o calendário de cá. Curioso fato, afinal estamos enfrentando um frio tão gélido que não nos deixa acreditar que veremos flores tão cedo! Apesar do efeito estufa (e de outros pesares), a data continua sendo comemorada no dia 3 de fevereiro. Este ano, portanto, o Setsubun acontecerá no próximo domingo.

Este é mais um evento nipo cultural! Seguindo a tradição, os japoneses espantam os maus espíritos de casa de uma forma nada high tech...Ao contrário, o método "Ghost Busters" utilizado por aqui vem de eras, e chama-se mamemaki, ou, em nossas palavras: lançamento de grãos.

"Lançamento de grãos?" Exatamente! Lançamento, arremesso de grãos de soja torrados. Ficou com vontade de comer? Não tem problema! As pessoas arremessam os grãos, mas comem também! Calma, calma, calma! Explico. Vamos por partes:

1) Alguém na casa, geralmente o pai da família, usa uma máscara de Oni.* e então a festa da garotada começa. Esbravejando: “Fuku wa uchi! Oni wa soto!” (Sorte pra dentro! Demônios pra fora!") os moradores da casa vão espantando os maus espíritos e semeando (simbolicamente) os grãos para atrair a sorte.

2) Depois desse ritual, a segunda parte da tradição é: cada um come o número de grãos de soja correspondente à sua idade para que se tenha saúde por todo o ano.

Esta cerimônia acontece também nos templos e escolas, onde, algumas vezes, tem até encenação de espíritos malvados lutando contra divindades.

Ah, estes grãos recebem o nome de fukumame, isto é, grãos da fortuna (no sentido de sorte). E o ritual de arremesso para atrair a sorte, chama-se mamemaki, mas isto eu já falei! :/

PS: O Vic também participou do mamemaki na escola hoje pela manhã, já que domingo a escola não funciona. Voltou dizendo que “é uma brincadeira muito divertida!” :)

* Por enquanto vou dizer que Oni é uma entidade do mal. Muito feio, com chifres na testa e dentes assustadores, mas outro dia falo mais sobre o famigerado assustador.

4 comentários:

Jeff disse...

é melhor limpar bem a casa antes, não? dwy

Fran disse...

EIN???

Unknown disse...

Fran, muito interessante essa sua explicação. É bem peculiar deles, e acho que isso não está ao alcance das nossas pesquisas porque nem imaginamos que exista.
Parabéns pela explicação. Agora sou um pouquinhomais japonesa do quejá fui algum dia!

beijos pra voces 3

Unknown disse...

Oi franfran!!

adoro ler o seu blog...muiita informaçao cultural..e pelo visto o vic tem sido uma boa fonte de informaçoes tb neh?! eh algo muito interessante pq eu com meus 3 anos nao sabia de varios detalhes q vc conta aki...muito legal mesmo...ah...inclusive vi um guia de pontos turisticos do japao aki na noruega em ingles...e achei algo realmente interessante...um museu de espadas samurai em yoyogi..tem um parke do mesmo nome..e esse museu fica dentro do parque...qdo chegar o calor bem q poderiamos ir conhecer la neh?!

beijokas te adoro fofa!!!