sábado, 8 de dezembro de 2007

Caminhos...São coisas da vida.


"Eu não tenho nada pra dizer por isto digo..."
Já é dezembro e vemos, pelo Japão também, decorações de natal por todo o lado...
O Vic quis uma árvore de natal este ano. Compramos uma artificial. Montamos juntos. Ele ficou encantado! A alegria dele com a árvore deixou a casa mais iluminada que as luzes de enfeite...Vic é uma graça. Presença, pra mim, de alegria, força e esperança. Muitas vezes ("a gente se olha e não sabe se vai ou se fica...") olho para ele e tenho certeza de que caminho devo seguir...
A diferença, voltando ao mês de dezembro, é que aqui, além da decoração, nada muda no dia 25 de dezembro.
O Brasil pára nesta data. O Japão não. As crianças vão para escola normalmente, os pais trabalham como um dia qualquer. Enfim, nada especial. Ah, à noite do dia 25 de dezembro, no japão, come-se frango frito, geralmente...
Eu estava pensando...Mais um natal aqui! Poxa! Já se vão dois...Estamos há dois anos sem estudar ( Alex e eu)!
Quando voltarmos já estaremos muito distantes da Academia...Começaremos tudo do zero...(É o fim da picada, depois da estrada começa uma grande avenida...)
Alex até sugeriu que ao voltarmos, a gente se dê um tempo para um processo de reintegração e adaptação à sociedade, hehehe...
Faz sentido a idéia dele. Aqui estamos bem isolados de certa forma.
Alex está entre os peões da fábrica. E pelo que conta, o pessoal por lá é bem Uga-Buga. Por exemplo, eles classificam as mulheres em (apenas): trabalhadeiras (as que deixam suas casas bem arrumadas e a janta gostosa e pronta para eles) e as bonitas (dispensa explicação, né?). Insinuam que ele seja gay, porque macho que é macho não fica falando certinho. (Lembrando que ser gay, entre peões de fábrica, é bem constrangedor.)

Eu estou basicamente em contato com o mundo externo pela internet. Saio para levar o Vic aos seus afazeres (o guri tem uma agendinha cheia!), para fazer compras e ir para aula de Nihon-go dois dias na semana. Ou seja, a maior parte do tempo estou só.
Vic é o único da família que está bem integrado socialmente por aqui.
Mas o fato é que quando regressarmos teremos (re)contato com um universo diferente de pessoas e costumes. E nós já não seremos mais os mesmos...
Começaremos nova graduação, provavelmente. Teremos como coleguinhas de turma, uma garotada esperta, cheia de energia e que não fará idéia do que foi o Balão Mágico, por exemplo...(!)
Estaremos na contra-mão (de novo!). Talvez tenhamos como professores universitários ex colegas de turma de nossa primeira graduação. Tão estranho poderá ser...("Mas a noite é uma criança distraída..."). A verdade é que sempre bate uma vontade enorme de voltar correndo, aliás, voando...
Outro dia alguém me disse que, ao olhar o meu álbum no orkut, imaginou que vivo numa família -Doriana. Sabe como é isso, né? Aquela família de propaganda de TV...Todo mundo sorridente e feliz. Papai, mamãe e filhinho, reunidos ao redor da mesa antes de saírem para suas atividades (?) do dia...
Pois é. Aqui tem margarina no café da manhã sim. Tem sorriso e muito carinho. Mas tem tanta falha nos bastidores que nem conto para não apagar o brilho. Afinal é dezembro. É natal! Jesus nasceu! Vamos beber coca-cola!"São coisas da vida..."

2 comentários:

Jeff disse...

Nossa Fran! Vc escreve gostoso! Gostei muito de te ler!!! :) Beijusss! Jeff

Anônimo disse...

Seu marido deve se sentir um ET aqui, não?
Mas não desanime.
Ah, adorei seu post "Caixa de Pandora".^^
Beijos!