quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Nada a perder.



Está chovendo por aqui hoje e eu estou ouvindo a música "Enquanto durmo", da Zélia Duncan. Gosto quando ela canta: "De longe parece mais fácil/ Frágil é se aproximar..."
Como disse num post anterior, tenho, por aqui, mais contato com o mundo via internet.
Isto tem sido fascinante, de certa forma. Acho que posso dizer que fiz amigos virtuais, sem correr o risco de ser chamada de ridícula. (Posso?)
Talvez o mundo corcorde que a presença do outro é necessária à felicidade de todo ser humano.Aliás necessária à humanidade do ser humano.
Me lembrei agora daquele filme: "O náufrago". Emocionante, quando o tom Hanks (não me lembro o nome do personagem) fantasia o Wilson...A gente sente, com o personagem, o desespero da solidão absoluta. Comovente.
E não tem gente que nem tá ilhado e compra bonequinha inflável? Então...Imagine o náufrago ali, naquela situação limite...Eu, que sou mais fraca, já teria morrido na primeira semana. Morreria de tristeza, certamente, embora muita gente não acredite que tristeza mata.
Um dia, conversando com um colega médico, ele me perguntou:
-De que seu pai morreu?
Eu respondi:
-De depressão.
Meu colega, que pensa como médico, perguntou de novo:
-Não, mas qual foi a causa médica que o levou ao óbito?
E eu, pra deixar o meu colega- médico- satisfeito, respondi:
-Parada cardiorespiratória.
Pronto. Ele ficou satisfeito. Agora tinha uma resposta plausível. Uma resposta real. Sim porque dizer que alguém morreu de depressão é surreal...
Assim como o cintificismo daquele meu colega, acredito que deve haver gente que acha bizarro que alguém ( que deveria ter mais o que fazer no mundo real) invista em amizades virtuais. Imaginem só! Que frescura...Imagino, inclusive, alguns argumentos...
Tem tantos brasileiros a minha volta! Por quê fazer amizade virtual, não é mesmo? (Esta pergunta só faz quem não leu os primieros posts deste blog, não mora aqui, ou é de outra tribo, se é que me entendem...)
E que história boba esta de solidão? Quem trabalha não tem tempo pra isto. Ainda mais com uma família tão linda...Pra que sofrer? Quem é que tem o direito de sofrer se tem pernas e braços perfeitos, família, trabalho etc...(Ótimos argumentos para empurrar alguém mais para o fundo do poço...Afinal, uma culpa a mais é uma culpa a mais! Isto é: desnecessária e incoveniente...)
Para as mentes mais calculistas, tudo tem que ser lógico e esclarecido.Dois mais dois devem resultar sempre quatro. E qualquer possibilidade que fuja a isso é poesia. Ou loucura, tanto faz desde que não se misture à sagrada ciência...
Na poesia sim, as pessoas podem morrer de amor e de tristeza. Então, vamos à poesia! Esta beleza que nos deixa até morrer mais à vontade... E um viva as amizades virtuais, que se alegram, se animam e algumas vezes até se angustiam também...(Sério, quase tudo é possível!)
É... Neste mundo virtual tenho encontrado uma pessoa aqui, outra ali, muito interessante. Almas gentis, que me fazem comapanhia em alguns momentos.Mas não apenas gentis...Pessoas com quem é possível estabelecer algum diálogo entre almas. E para isto é preciso muita empatia. Concordo com Vinícius: "Agente não faz amigos, reconhece-os". Isto é mágico! E acontece também no ciberespaço, mas eu ainda não sabia...
Compartilhamos gostos e desgostos de vez enquando (afinal, não só de beleza vive uma amizade, mesmo a virtual).
Algumas vezes eu fico pensando...Será que um dia eu vou ver estas figuras face a face? É possível, afinal um dia volto ao Brasil, segundo o script...
Mas é que de longe parece mais fácil, não é? Tem coisas que saem de forma tão expontânea em frente à tela do computador. Depois eu me pergunto se as mesma coisas seriam reveladas olhos nos olhos.Talvez sim.Talvez não.
Esta relação quase platônica que a gente estabelece via internet pode até se desfazer na real. (E isto pode ser bem chato...) Mas, sinto que é válido.
Principalmente quando não temos o que perder (Acho que eu não tenho o que perder...)
Enquanto isto, deixo a chuva cair... Ela é bonita e lava. Lava tudo, Lava minha alma. É poesia. Coisa louca. Como a criação do Wilson, pelo náufrago. Como os amigos virtuosos e virtuais.
E isto é tudo por hoje...Ééé...Espero a chuva cair...

2 comentários:

Unknown disse...

Franfran ler seus posts me da muita vontade de voltar logo p ai e dar akele abraço apertado em vc...com ares da nossa terra natal..p te lembrar de como a vida pode ser boa. Concordo q eu e o deh somos prova de q as almas amigas se reconhecem nos reencontros terrenos..as coisas fluiram tao bem e espero q essa ligaçao nunca morra entre nós..saudades das hrs de almoço na canon q eramos tao felizes...e eu kero ver o dia em q o vic for da minha idade(20), conversar com ele e pensar..meu deus conheci esse garoto qdo ele tinha so 4 anos...e hj ja eh um homem despontando p vida...familia sunaga adoro vcs!!!

PERPLEXIDADE disse...

Fran...
Aqui tem chovido muito tb... nossa e como tem...
Eu com minha lambretinha... tenho sentido muito a chuva... no corpo e na alma... e pra contrariar a todos os que exclamam ... "ohhh... coitadinha... moto e chuva não combinam" eu até que gosto... justamente pelo o que vc disse... LAVA... LAVA A TUDO... LAVA A ALMA!! a minha tá precisando de umas boas esfregas... pra tirar... tb o amargo da solidão(embora eu não esteja em terra estranha, sinto muitas dores com ela) acho q já nasci sentindo isso... me sentindo só!!
Querida, adoro ler seus posts... vejo que pessoa RICA vc É... e me alegra muito saber disso ... pq afinal... o mundo... as pessoas... tem empobrecido tanto... não é?!??!
Receba meu abraço apertado!
um bj :)