segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Jingoru Beru*!

Sexta feira fomos à escola do Vic para ver as apresentações de fim de ano das crianças. Os pequenos dançaram, tocaram e cantaram. As professoras do jardim de infância, por aqui, fazem um grande trabalho! (Desta vez o Vic tocou sino. Na festa anterior tinha sido pandeiro.)
Fico sempre impressionada ao ver aqueles pequenos, principalmente os menores (de três anos de idade) tão organizados e disciplinados. O que mais me surpreende é o fato das professoras conseguirem este resultado, quase inacreditável, sem gritarias ou qualquer outra tortura.Fico pensando como deve ser difícil o trabalho delas e faço uma projeção pela dificuldade que tenho em cuidar bem de apenas um em casa...Definitivamente, não é fácil ser educador.
Considero disciplina e organização ítens importantes de sobrevivência satisfatória neste mundo. Fico feliz que meu filho esteja aprendendo estas qualidades que eu não tenho. Sobretudo disciplina, um ponto muito fraco meu e forte do Alex.
Mas, desta vez, o que gostaria mesmo de contar é sobre o natal, ou a noção de natal que temos encontrado por aqui...E por isto volto a falar na festa de sexta feira, no jardim de infância...
Como a última sexta feira foi um dia (repetindo) de apresentações de fim de ano, as professoras usaram o natal como pano de fundo da festa. Tinha um pinheirinmho decorado, com luzes inclusive, no salão da escola. E eu ri muito com o esforço dos pequeninos dissonantes, praticamente berrando em coro: Jingoru Beru! Jingoru Beru! Uma graça...Inesquecível!
Foi um festival interessante...As mães que fazem parte da APM, também fizeram uma pequena apresentação para as crianças. Elas se vestiram de Minnie Mouse e dançaram a música do Mickey Mouse, graciosamente...As crianças ficaram encantadas...O Vic até me perguntou se eu também não gostaria de ir dançar "Mickey Mouse" lá com as outras mães...(Felizmente, esta não era uma opção, e expliquei isto para ele.)
A festa terminou com a surpreendente aparição de um Papai Noel no salão da escola. Foi bem engraçado. Um Papai Noel (nipônico!) era uma das últimas coisas que eu esperava encontrar nesta nossa longa viagem ao Japão. (Também não esperava ouvir jingles de natal, nem ver pinheirinhos ilumindos, enfim...)
O Papai Noel foi recebido com uma euforia (organizada) pelas crianças. Seus olhinhos brilhavam e eles apontavam para o Noel dizendo:
-Olha! O Santa Curos!!! Santa Curos!!!
Muito gostoso ver os olhares cintilantes das crianças diante de uma agradável surpresa. O Vic arregalou seus olhos grandes e abriu um bocão feliz! De longe olhou pra gente e sorriu grandão! Alex, um mês atrás, falou para ele que Papai Noel não existe. Explicou que são os pais das crianças que trabalham e compram presentes para elas. E o menino,depois de ouvir a frustrante verdade do seu pai, sempre que via um boneco do papai Noel, repetia a lição que aprendeu em casa...(As crianças pequenas são muito repetitivas.Parece uma forma que elas têm de assimilar o mundo...)
Bem, quando o papai Noel japonês entrou com o saco de presentes nas costas, o Vic desistiu da lição que o seu pai ensinou. (Na verdade, nós tinhamos certeza de que o Vic sabia que era apenas um homem fantasiado...)
O Santa Claus, ou Santa Curos, como diziam as nipo criancinhas ( e o meu filho!), chegou saudando a todos com seu inglês japonesado: Meru Kurismas! Fez pequenas perguntas em "inglês" para a garotada, enfatizando que Papai Noel Speak English, como o Mickey Mouse...
Depois entregou presentes aos aluninhos, um a um...Foi tudo bem divertido, leve e organizado.
Festa finda, já no carro, o Vic foi abriu os presentes. Ganhou um pedaço grande, delicioso (experimentei!) e lindo de bolo de chocolate, um livro, um jogo e um brinquedinho.
Conclusão do Victor:
-Viu, mamãe? O meu papai estava errado. O papai Noel existe mesmo! Mas ele fala um pouco errado, né? (Referindo-se ao inglês nipônico do artista...)
Ho Ho Ho...

* Jingoru Beru é a forma como, geralmente, os japoneses pronunciam: Jingle Bell.Quem quiser, pode conferir isto neste video abaixo:

Nenhum comentário: