quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Choque Cultural

No Brasil, antes de migrar, senti medo. Pensei nas dificuldades de adaptação pelas quais passaríamos, tive medo daquele japonês frio e calculista que existe no imaginário brasileiro. Pensei que não fosse capaz de suportar um trabalho manual e monótono com um japonês gritando ao meu lado: "Mais rápido, mais rápido!", ou torturas semelhantes. Apesar do medo, cheguei até esta "Ilha" tão distante...
Meu primeiro trabalho foi na Canon. Minha primeira quebra de pré-conceito cultural, sobre os japoneses, foi alí também. Entre risos, sorrisos, e simpatias, entre paciência e persistência, meus superiores (japoneses) foram me ensinando tudo. Humanidade e técnica foi o que, basicamente, eles usaram no treinamento. Depois do treinamento, os chefes estavam sempre acompanhando o trabalho de perto e sempre com boa educação.
O terrível choque cultural que tive aqui-pasmem- foi com meus conterraneos. Muitos ( na verdade, a maioria de meus veteranos dekasegis) me deixaram espantada com tosquices múltiplas. Os exemplos são tantos e tão variados q seria exaustiva a lista. Mas para que se tenha uma idéia, digo que a lista varia de questões higiênicas a ocorrências policiais por agressões físicas, roubos de carros etc. Pasmem, continuem pasmando...Eu aida nao consegui parar, depois de um ano e meio aqui.
O último exemplo absurdo que presenciei foi numa fábrica de sanduiches, onde eu fazia"arubaito", ou "bico", como dizem os paulistas. Eu estava aprendendo um serviço novo. Aliás, eu era nova ali.Uma brasileira jovem, bonita, com 10 anos de experiência naquela fábrica, estava trabalhando ao meu lado. (É, isto mesmo. Dez anos preparando sanduiches!) De repente ela gritou:
-"Se você não for trabalhar bem longe de mim, eu arrebento a tua cara!Eu juro! Eu odeio a tua lerdeza!"
Ainda nao descobri o que foi mais grotesco. Se foi a atitude da bela mocinha deseducada ou a cumplicidade das outras veteranas, que me disseram coisas como:
-"Ah, vai se acostumando que nesta linha tem muita gente stressada!"
Então, mais uma vez eu pensei sobre o que eu vim fazer aqui, neste "mundo" tão distante...

3 comentários:

Jeff disse...

escreva mais! escreva mais!

Anônimo disse...

Passei pela mesma situação no meu primeiro emprego. Cheguei temendo os japoneses e vi que o problema daqui não eram eles, mas "nós".

Unknown disse...

Gostei mto de seu texto...

Isso me faz lembrar que algumas coisas mudaram e chego a pensar q no decorrer desses anos, cada vez mais esta piorando a imagem de nos brasileiros, aqui nessa terrinha do sol nascente!!!

Nao somente, citando em relacao aos japoneses. Mas sim, do mesmo modo q foi exposto aqui... a imagem de nos mesmo.

Com passar dos anos, vejo q as pessoas ficam como, aquele filme q o Alex me indicou ''CLICK''. A sua maioria fica automatizadas, ligadas ao controle remoto... e por incrivel q pareca nem sabem mais o q dizem e o q fazem... como as frases q foram citadas aqui: "Se você não for trabalhar bem longe de mim, eu arrebento a tua cara!Eu juro! Eu odeio a tua lerdeza!" e "Ah, vai se acostumando que nesta linha tem muita gente estressada!"
Sera q realmente somos obrigados a aturar tudo isso de bracos cruzados?
E por mais q tentamos dizer q esse nao eh o modo correto de agir, as pessoas por incrivel q pareca irao dizer... '' ih... la vem o(a) chato(a)'' e acabamos sendo os errados da historia.
Soa engracado isso, mas eh a pura realidade da situacao brasileira no Japao. Nao quero generelizar. Sei q existem bons brasileiros por aqui tb, q dao um duro danado para colocar a nossa comunidade acima.

Mas, eh uma pena q a cada dia q passa mais pessoas nao pensam da mesma forma... e agem de outras formas erradas em todos os setores. Porem, sou ainda, da seguinte frase classica: '' Sou Brasileiro e Nao Desisto Nunca''

Sei q por bem a nossa imagem vai mudar, acredito nisso... ainda tenho esperancas, mesmo q poucas...