terça-feira, 20 de novembro de 2007

Algumas vezes é tão difícil...

Hoje até que foi um dia tranquilo. Alex e eu fomos ver o Vic na escola, pela manhã. Teve uma aula de Educação Física, aberta aos pais.

Percebi que não estava me sentindo muito bem de saúde. Sentia dor de cabeça muito forte e náusea.
Agora, mais no final da tarde, comecei a ter tontura e tremor nas mãos.

Preciso ir ao médico rápido. Mas os médicos por aqui, na região onde moramos, não falam inglês e só nos atendem se levarmos um intérprete. Isto dificulta nossas vidas com certa frequência. É um dos problemas de viver em cidadezinha interiorana, aqui no Japão.

Um tsuuyaku*, aqui, cobra 10.ooo ienes por consulta. Isto é muito dinheiro! (Eu acho...)

Tem um homem, de uma seita comum aí no Brasil, que uma vez por mês faz a caridade de levar um monte de brasileiros ao médico. Ele me parece uma pessoa muito generosa...

Mas a generosidade de muitos religiosos não é de graça. Já experimentei este veneno. Imaginam as consequências deste favor? Me dá calafrios só de pensar :/

Eita vida! Acho que meu coraçãozinho já não aguenta mais tanta aventura por este mundão sem fim...Pelo menos na Alemanha qualquer médico falava inglês quando precisávamos...

Algumas vezes viver por aqui me parece muito difícil. E aquela coragem que nos trouxe para o outro lado do mundo desmorona. Isto algumas vezes...

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi. Como você está?
Nossa, 10 mil yenes É muita coisa. O problema é que quando eles falam inglês, eu entendo menos do que quando eles falam japonês. Sério... "Eigo" é uma língua a parte.
Se cuida, beijos.

Fran disse...

Hahaha...Boa lembrança, Lillian! Acho até que vou colocar um post aqui, outro dia, sobre o "nipo-eigo", para os amigos do Brasil que ainda não vieram para cá, conhecerem um pouco mais desse nosso "drama" (hehehe).
Mas eu me referi a médicos que falem o inglês americano, da Inglaterra ou mesmo o australiano...
Em Morya, cidadezinha próxima daqui, fiz um longo tratamento dermatológico com uma médica que fala inglês americano. Pena que ela é dermato, senão eu correria para lá agora...