segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Pais e filhos

Nosso Vic está agora em escola (pública) japonesa. Ele entrou no Yoochien* sem saber uma frase,que fosse, em Japonês. Sabia poucas palavras: banheiro, água, obrigado e, se eu não me engano, só.

Alex e eu ficamos muito preocupados com a sobrevivência dele ali no meio dos japinhas. Afinal, os últimos dias do Victor na escola brasileira foram muito conturbados. O último dia, em epecial, foi uma tragédia. Nos mostraram uma cadeirinha quebrada ao meio e nos informaram que o Victor tinha lançado o objeto contra a parede para acertar um coleguinha! Imaginem a nossa preocupação e angústia...A dona da escola, tecnicamente uma pedagoga, já havia acusado o pequeno réu de "muito mentiroso", no dia anterior, quando fizemos algumas denúncias sobre a sua então professora. ( Curiosamente uma das denúncias havia sido sobre agressão física e terrorismo psicológico).

Ficamos chocados com a novidade trazida pela dona da escola. Afinal, a acusação da pedagoga ia contra tudo o que víamos em nosso filho diariamente, dentro de casa e em outros contextos. Ia também contra os relatos e as observações feitos por funcionárias e ex-funcionárias da mesma escola. Tão pouco condizia com toda a educação que ele recebe dentro de casa, de forma direta ou indireta.

Mas, estávamos entre as acusações de uma "profissional experiente" e nosso filho de 4 anos.

Há muito tempo Alex e eu vínhamos refletindo sobre a qualidade da escola brasileira aqui no Japão. Várias vezes havíamos sido tentados a experimentar a escola japonesa. Os últimos dias haviam sido a gota d'água.

Alex e eu concordamos que era passada a hora de eu voltar a ficar em casa com o Vic e de tirarmos o garoto daquela escola. (Aliás, só fui para a fábrica para podermos quitar nossa dívida de passagem com a empreiteira que nos trouxe até o Japão. Não tivemos escolha neste detalhe.)
Enfim, voltei a ser apenas uma mamãe em casa e esperamos, durante dois meses, iniciar o ano letivo da escola japonesa, onde matriculamos o Vic. Durante este tempo fui conversando com ele, preparando o seu coraçãozinho para a nova mudança. Vic, durante 8 meses na escola brasileira, tinha desaprendido coisas que em casa havíamos ensinado. Então, este foi um tempo útil também para redirecioná-lo em certos bons hábitos.

A nova experiência tem sido ótima!

A escola japonesa influencia muito suas criaças a contemplarem e respeitarem a natureza. E não somente isto. Eles estimulam as crianças a terem contato com a terra e os animais. No yoochien as crianças estão diariamente cuidando de plantinhas que elas próprias plantam. Depois colhem os frutos de seu trabalho e trazem para suas casas para saborearem esta alegria com suas famílias.

Em dias especiais,ajudam no preparo da refeição usando, por exemplo, batatas que eles mesmos colheram nos arredores da escola. Acho estas experiências riquíssimas para os pequeninos.

Eles também têm um bichinho de estimação no jardim de infância. A escola do Vic, por ex, tem uma ave grande (não sei que nome tem, mas me parece da família dos galináceos, só que é grande...). A cada dia um aluninho diferente fica responsável por alimentar o mascote da escola. O rodízio é feito até que todas as crianças participem do cuidado com a alimentação do bichinho. E depois a lista recomeça... Assim, também, as crianças pequenas vão aprendendo a ter responsabilidades, respeito e cuidado com a natureza.

Outro trabalho que a escola japonesa faz com seus alunos é ensinar brincadeiras infantis tradicionais. Nesta semana, por exemplo, o Vic vai começar a aprender a pular corda. Depois que aprendem, eles têm um dia de competição, onde os filhos mostram aos pais que já sabem pular corda, por exemplo. Também tem o dia da corrida, do futebol, do bambolê etc...

Mais uma coisa boa! Fazem ginástica diariamente. Ah, e também têm iniciação musical. Começam desde cedo a aprender rítmica. (Com 3 anos, por ex, já usam castanholas nas apresentações da banda da escola). O Vic, que já tem 4 anos, está na turminha do pandeiro. Ano que vem terá outras opções.

Voltando ao início do post, onde dizia que Alex e eu estávamos preocupados com a sobrevivência do Vic na escola japonesa...Então, 8 meses se passaram desde que matriculamos nosso filho na nova escola. E o resultado tem sido muito bom! Victor tem aprendido dois novos idiomas sem correr o risco de se esquecer de sua lingua materna, uma vez que em casa conversamos muito com ele, sempre e somente em português. Está aprendendo japonês com muita rapidez e facilidade. E tem aulas de inglês também na escola, com professor especializado.

Ficou muito bem desde o seu primeiro dia ali. Claro que fizemos um trabalho de preparação psicológica aqui em casa, mas a forma como tem sido tratado na escola por sua professora e demais funcionários tem sido exemplar e isto conta muito para a adaptação de uma criança num novo ambiente.

Estamos constantemente em contato com a escola. Há sempre reuniões, festas e aulas abertas, onde podemos não apenas perguntar, mas também ver o desenvolvimento dele e sua interação saudável com os colegas. E o rapazinho foi promovido de réu a "muito inteligente, sociável e prestativo".

Recentemente matriculamos nosso garotão numa academia de judô, onde ele, mais uma vez e felizmente, foi super bem recebido pelos amiguinhos e professores. Tem sido ótima
esta experiência também! Ele está ampliando seu conhecimento cultural, crescendo e gastando muita energia!

E nós, os pais, vamos colecionando experiências e aprimorando a arte da sobrevivência neste mundão sem fim...Como dizia meu pai: "Na pior das hipóteses, tudo é experiência!"

Ps: Vic na foto está usando uniforme da escola. O chapéu amarelo faz parte.

* yoochien significa jardim de infância




Um comentário:

Henderson disse...

Fran...que delícia te ler, e saber o que esta acontecendo por ai de forma tão especial...

bjos