quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A incrível história do pastor Jaspion*

Aqui onde moramos** havia uma pequena igreja pentecostal (brasileira) que disputava fiéis com duas outras igrejas pentecostais da cidade vizinha. Umas de suas concorrentes é a poderosa IURD- aquela que você já viu na televisão, do Edir Macedo. A outra concorrente da igrejinha não é famosa como a IURD, mas também a incomoda. Talvez por ter mais adeptos e por roubar alguns de seus (in)fiéis...

Uma das estratégias de pescaria da pequena igreja foi a abertura de uma escola brasileira com boa estrutura física e uma dose considerável de falácia. Foram espertos. Já estenderam o negócio religioso para a área educacional, de forma que, os pais com filhos em idade escolar, membros da igreja, são "convidados" a privilegiarem a escola dos seus pastores. E os pais que não são da igreja, mas que têm os seus filhos na escola brasileira, são frequentemente convidados a fazerem "aquela visitinha"(estratégica, claro). Plano perfeito. Inclusive, no discurso dos pastores, a sua escola é uma obra missionária. Estes pastores comovem seus membros com discursos dito divinos e proféticos para angariar fundos para sua escola. (Só que a obra missonária deles cobra o mesmo preço de mensalidade que as escolas que não são para Jesus. Interessante, não?)

Bem, por estes tempos atrás a famigerada igrejinha devia estar em crise...Um dos pastores, o "chefe-mor" deles, recebeu uma profecia de Deus num culto. Deus o avisou que ele (o pastor) ficaria cego por uma espada e que o tempo estava próximo! (Ohhhhhhhhhh...)

Na tarde do dia seguinte, quando havia ninguém para testemunhar, eis que a profecia da noite anterior foi cumprida. Ao sair de seu carro para entrar em seu escritório, o pastor, com sua bíblia na mão, foi abordado por quatro (!) Yakuza! Um dos gangsters tentou atingir o pastor com sua espada (!), mas o homem de Deus, colocou a bíblia à frente e, neste instante, resplandesceu uma luz tão intensa que cegou a ambos!

O espadachin voltou para o carro ajudado pelos demais e fugiram todos atônitos com a cegueira do companheiro...

O pastor continuou cego por algumas horas naquele dia, mas teve sua visão restaurada e um novo grande testemunho pra levar aos seus crentes.

Se a história deste pastor gerou bons resultados finais para sua empresa, eu não sei. Mas sei que algumas pessoas saíram indignadas com o excesso de criatividade do pastor e me contaram o episódio.

A última notícia que eu tive da igrejinha decadente do "super-pastor" é que ela foi enfrentar suas concorrentes mais de perto, ali na cidade vizinha.

Que os pentecostais têm, ou dizem que têm, visões e experiências sobrenaturais já é sabido de muitos. Inclusive o Universo Acadêmico, já há algum tempo, tem se interessado seriamente pelo fenômeno pentecostal na américa latina, especialmente no Brasil. Mas, pelo amor de Deus, né? Diria, o meu pai, com sorrisinho irônico: "É o fim dos tempos!"

Imagine se os Yakuza souberem desta blasfêmia...


*Jaspion:
http://www.youtube.com/watch?v=R-vmzH4TPXQ

** Moramos em Ishige Machi, no estado de Ibaraki.

Sonzinho (para variar) sobre o assunto:

Nenhum comentário: