sábado, 3 de novembro de 2007


Por quê os nossos japoneses são "melhores" que os deles?
"Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros." (Clarice Lispector)
- "Enquanto você está dormindo, tem 15.000 japoneses estudando."

Que vestibulando já nao ouviu esta afirmativa terrorista?

De fato, é perceptível o número (avantajado?) de japas na universidades públicas brasileiras. Geralmente eles estão alocados nos cursos mais concorridos, não é? Engenharias e Ciências médicas em geral (Sonhos de consumo da massa vestibulanda)

Pois é. Fatos assim nos levam a imaginar que japonês (descendente, eu quero dizer) é - por definição - um sujeito estudioso, aplicado etc...

Descobri o motivo deste nosso pré-conceito bem fundamentado. Descobri não, criei uma teoria a respeito. Melhor: levantei uma hipótese... (gostou, hein?) Os outros* mestiços estão todos aqui!

Tem uma peça mais rara que a outra... Quem quiser,pode conferir abaixo, alguns diálogos reais que tive com colegas (japas) de fábrica ...

* outros: aquele grupo que nega a imagem do "japa-obssessivo" :) Ou, se preferir, os descentendes menos favorecidos :/

#

Fr -Oi, x! Tude bem?
X -Minina! Eu num tô andando bem. Tô ismagrecendu demais da conta!
Fr - Nossa!

#

X- Vc parece estudada...
Fr-Sério? Pq?
X- O jeitinho q ce fala é diferente. Parece uma professorinha falando...
Fr- Hmm... (com sorriso amarelo)

#

O terrível dia em que vazou que eu era "formada" em Filosofia...
(Detalhe importante: esta informação entrou na fábrica via dona da "escolinha" -brasileira- onde meu filho, lamentavelmente, ficou matriculado por 8 meses.)
X-Minina! Então quer dizer que no Brasil ce era formada professora?
Fr-Quem disse?
X-A pastora lá, dona da escola...
Fr- Não é bem assim, pq, na verdade...
X-Tá vendo só? E não adiantou nada, né? Estudou tanto, coitada...E tá aqui cum nóis do mesmo jeito...

#

Y- Então...Vc estudou o que mesmo?
Fr-Filosofia.
Y-Fisolofia?Xiiiiiii...Fisolofia é facinho...Passei direto! A gente só entregamos um trabalhinho em grupo lá e boa...

#
Z- Ow, é verdade que vc estudou filosofia, lá?
Fr- É. Mas eu só fiz a graduacao.
Z-Nossa, legal cara! Eu curto muito esse lance assim, tipo papo cabeça, saca?
Fr-Hm...
Z- Eu curto muito Paulo Coelho, cara! Vc tb curte?

#
W- Então, quer dizer q temos aqui uma filósofa...
Fr-Não! Não é bem assim...Veja...
W-Como não é isto? Fez filosofia, é filósofa! E, já q vc é inteligente, explica isto aqui pra ela, que ela não tá me entendendo...

#

T- Meu, já que vc estudou filosofia, me diz:
Fr- Hm?
T- Deus existe?
Fr-Quem sabe, né?
T-A...Vc é ateu! Filósofo é tudo doidão! Tudo ateu!

#

P- Filosofia, né?
Fr- Isto.
P-Legal, legal...Mas assim...Tipo...Pra que é q serve mesmo esta matéria?

Um comentário:

Anônimo disse...

Hahaha. Amei seu blog.

"Tá vendo só? E não adiantou nada, né? Estudou tanto, coitada...E tá aqui cum nóis do mesmo jeito..."

"Z-Nossa, legal cara! Eu curto muito esse lance assim, tipo papo cabeça, saca?
Fr-Hm...
Z- Eu curto muito Paulo Coelho, cara! Vc tb curte?"


As melhores...